sábado, 23 de agosto de 2014

Distrito de Gangnam

Annyeong Haseyo

Hoje vou postar sobre um artigo na Coreia, ultimamente eu vinha postando somente coisas sobre os nossos nipônicos. Mas hoje como toda k-popper eu decidi então escrever sobre a Coreia xD

Nem tudo em Gangnam tem o Style de Gangnam de Psy. Não muito longe dos prédios modernos, o distrito de Gangnam tem também a Vila Guryong, uma das favelas ainda existentes em Seul. A prefeitura tem se esforçado para revitalizar as áreas degradadas da cidade, ma nesse caso há um impasse entre o prefeito e a administradora do distrito. Eles não concordam quanto ao projeto de revitalização e a indenização paga aos residentes da área. Pela lei, o distrito deve apresentar um projeto e a prefeitura decide se aprovará ou não. Devido aos prazos, se a prefeitura não aprovar o projeto , eles voltarão à estaca zero, e provavelmente o pepino ficará para a próxima administração do distrito.



Gangnam atualmente é o lugar mais cobiçado de se viver na Coreia do Sul, chegando seus apartamentos a custarem uma média de US$ 3 milhões, dinheiro que um coreano de classe média leva algo em torno de 18 anos para conseguir ganhar, isso acontece porque no início do ano 2000, os latifundiários e especuladores ganharam dinheiro da noite para o dia, com um frenesi de investimento imobiliário que aumentou o preço dos apartamentos, jogando-os nas alturas. A nova riqueza atraiu as mais modernas lojas e clubes e houve uma proliferação de clínicas de cirurgia plástica, mas também forneceu acesso a algo considerado vital na Coreia do Sul: educação sob a forma de aulas particulares prestigiadas e escolas preparatórias, coisa com que as famílias residentes em Gangnam gastam quatro vezes mais do que no resto da Coreia do Sul.
Mas nem sempre foi assim, há menos de duas gerações o lugar era pouco mais do que algumas casas isoladas, cercadas por terras planas e valas de drenagem, Nos anos 80, Gangnam podia muito bem se passar por um terreno baldio e sem muito futuro.  Para alguns críticos " Gangam inspira inveja e degosto. Os morados do local são sul-coreanos de classe alta, mas os outros sul-coreanos os consideram egoístas, com nenhum senso de obrigação social. A noção de que os moradores de Gangnam não subiram na vida seguindo as virtudes tradicionais sul-coreanas de trabalho duro e sacrifício, mas simplesmente por viverem em um pedaço cobiçado da geografia, irrita muitos. 
Distrito de Gangnam nos anos 80




Nenhum comentário:

Postar um comentário