domingo, 31 de agosto de 2014

Hiromu Arakawa - Parte I

                                                                    Annyeong ^^

Então galera, ao pedido de alguns fãs vamos começar postagens sobre mangás e animes, quem nunca assistiu um? Ligava a TV no SBT ou muitas vezes na TV Globinho somente para assistir aquele desenho com olhos grandões, todos muito coloridos com uma história super empolgante que fazia você vidrar na tela? Aposto que todos os brasileiros já devem ter assistido ou pelo menos ouvido falar de algum anime japonês.

Himoru Arakawa a "vaquinha" autora de FMA.

Muitos não sabem, mas esta famosa série Fullmetal Alchemist, é na verdade escrito por uma mulher! Seu nome é  Hiromu Arakawa. Apesar de não ser a única a escrever esse estilo de história ela é uma grande prova de que para se escrever uma boa história e de sucesso não importa o gênero. E vem também quebrar um pouco desse estigma que ainda existe de que mulheres não podem escreverr shounens, mangás cujo público alvo são garotos adolescentes, jovens e adultos.
Hirumo Arakawa ( apesar de seu nome verdadeiro ser "Hiromi") é uma japonesa que nasceu dia 8 de Maio de 1973, na ilha de Hokkaido, que fica na região norte do Japão. Uma caipira assumida, Arakawa foi criada na fazenda de gado leiteiro da sua família, ela diz que sua infância a influencia muito em suas obras e na forma como pensa.
Ela conta que, desde muito nova, já era fascinada pelas histórias contadas em quadrinhos, em especial daqueles mangás do estilo shounen. Suas revistas preferidas eram a Shounen Jump e a Shounen Sunday. Esse amor por mangás fez com que ela desde cedo, a ser uma mangaká (escritora de mangás ). Mas só vai perseguir seu sonho depois de muitos anos. A vida nas fazendas de Hokkaido não é nada fácil e Arakawa está sempre comentando como todos sempre precisam trabalhar para terem o que comer, inclusive mulheres e crianças. Hiromu fez então um trato com seus pais: iria ajuda-los a lavadoura por 7 anos, depois de se formar no ensino médio; nesse tempo iria ter aulas de pintura a óleo uma vez por mês.
Terminado os 7 anos de trabalho Hiromu muda-se para Tokyo definitivamente, falando para os pais que só voltaria para casa quando pudesse se sustentar com seu trabalho com mangás ( essa foi corajosa hein ). Hiromu fazia revistas de brincadeiras com seus amigos (alguns desses rascunhos vieram a ser a base de seu mangá Juunshin Enbu ) e começou a carreira fazendo 4komas (as famosas tirinhas de humor de 4 quadrinhos ) para a revista de jogos Gamest, satirizando os jogos apresentados naquela edição.
Ao mudar-se para Tokyo, Arakawa consegue um emprego como assistente de mangaká Hiroyuki Etou, criador do mangá Mahoujin Guru Guru, a quem ajudou durante alguns anos. E nisso começou a escrever suas tirinhas na revista Shounen GanGan.

  Em 1999 a GanGan promove um concurso de mangakás. Cada candidato deveria mandar um oneshot ( mangás cuja história publicada em somente 1 capítulo ) para a resvista. O melhor oneshot, além de ganhar um prêmio em dinheiro seria publicado. Arakawa manda aquele que seria seu mangá de estreia profissional como mangaká solo: Stray Dog. Claro, ela ganha o concurso e tem seu mangá publicado e a equipe da Shounen GanGan gosta tanto de seu trabalho que passa a chama-la diversas vezes para publicar suas obras na revista.

"Shounen GanGan é a principal edição de mangás da empresa GanGan, na época que a Arakawa começa a escrever para essa editora, ela pertence ao antigo grupo Enix, que mais tarde, foi comprado e incorporado pela Squaresoft, criando a famosa e atual SquareEnix. "

Acompanhe na próxima postagem sobre Hirumo : Criando Fullmetal Alchemist, Depois da Fama e Uma Mangaká Nerd.


Nenhum comentário:

Postar um comentário